Werner Ensino de Música
06/03/15
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Violão

Violão

Módulo básico 1
Fundamentos / Posicionamento das mãos / Braço do violão / ritmos e levadas / Cifragem / acordes básicos / Tom, semitom, notas no braço do violão, acidentes, nota do baixo / Afinação / Pestanas / Propriedades do som (rítmica, pulso, acentuação, compasso) / Percepção I / Técnica / Introduções e temas I

Módulo básico 2
Rítmica (compasso composto) / Técnica (Escala Dó maior, harmônicos, glissando, ligaduras, exercícios psicotécnicos e em cordas adjacentes /Forma e Frase Musical / Percepção (afinação) / Blues (levada básica, escala pentatônica) Temas e acompanhamentos arranjados

Módulo 1
Técnica / Teoria de apoio (elementos básicos de teoria musical – Pentagrama, claves, cordas soltas, compasso, intervalos, escalas maiores, ciclo de quintas e quartas, digitação da escala maior) / Leitura (rítmica e melódica) / Percepção (solfejo melódico) / Repertório

Módulo 2
Técnica (exercícios de velocidade, ligadura, estabilidade da mão direita, padrões sobre a escala menor, pentatônicas e escala blues / Teoria de apoio (elementos básicos de teoria musical – Intervalos, classificação, inversão, escalas menores, tríades, tétrades, compasso composto) / Leitura rítmica e melódica /Percepção (solfejo melódico) /Sistema 5, Caged
Módulo 3
Técnica / Teoria de apoio (acordes de 7ª e 9ª, de 4ª ou 11ª, suspensos (Sus 4), 13ª, campo harmônico, funções harmônicas, principais e secundárias, acorde dominante resolução V7 – Vim e V7 – IIIm7, modos gregos) / Leitura rítmica e melódica / Sistema 5 (improvisação)

Módulo 4
Técnica (exercícios de estabilidade de mão direita, articulação para mão esquerda padrões melódicos) / Teoria de apoio (inversão de tétrades, campo harmônico menor, preparadores das dominantes secundárias) / Leitura rítmica e melódica / Improvisação

Módulo 5
Técnica (exercícios de mão esquerda trêmolo, padrões melódicos) /Harmonia (escalas menores, campos harmônicos menores, funções harmônicas, modos gerados, notas evitadas, dominantes secundários no campo harmônico menor, cadências perfeita, plagal e de jazz) / Improvisação

Módulo 6
Técnica (padrões sobre modos gregos e arpejo maior com 7ª menor) / Harmonia (substituição de dominantes por acordes diminutos e da subdominante menor) / Arranjo para violão solo (trechos em tons maiores e menores) / Improvisação (análise dos modos gregos, digitação dos modos, improvisação do arpejo maior com 7ª menor e sobre a harmonia blues / Rítmica (quintas e fusas)

Módulo 7
Técnica (padrões sobre os modos da escala menor ascendentes e sobre arpejos maiores com 7ª maior e menores com 7ª menor) / Harmonia (harmonização em bloco, acordes de aproximação) / Improvisação (modos gerados pela escala menor melódica ascendente, arpejos de acordes maiores com 7ª maior e menores com 7ª menor) / Arranjo para violão e voz (acordes especiais, texturas e exercícios sobre repertório)

Módulo 8
Técnica (padrões melódicos sobre escalas assimétricas, arpejos diminutos, ½ diminutos e sobre escalas pentatônicas) / Harmonia (acordes por sobreposição de 4ªs, suas inversões e harmonização em bloco) / Improvisação (escalas simétricas, arpejos ½ diminutos, diminutos e pentatônicas inside e outside) / Arranjo duo de violões (divisão de funções, texturas)

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